Vida de pai em tirinhas – Part. 2

Dando continuidade na nossa série chamada “Vida de Pai em Tirinhas”, onde o primeiro post da série foi ao ar dia 28 de agosto, contando a história do Pai Jorge Uesu e seus filhos Bianca e Daniel. Agora iremos conta a história do Victor Farat e Rodrigo Bueno.

Victor e Rodrigo são cartunistas e viraram papais na mesma época. Desde então a vida de ambos (como a maioria dos pais) virou de ponta cabeça. Os dois colegas de ofício passaram a ter um novo e intenso assunto em comum: os primeiros cuidados com os bebês. Entre fraldas sujas e noites mal-dormidas os dois artistas trocaram muitas ideias, informações e mapearam suas experiências com desenhos, HQs e cartuns.

Todas essas ideias e desenhos, desembocaram no livro Bebegrafia – Uma Odisseia Gráfica do Primeiro Ano dos Nossos Filhos. Um livro que é a soma desses dois olhares e traços distintos, constituindo um relato sincero, leve e bem humorado sobre essa fase inesquecível da vida: o primeiro ano de vida do bebê.

Vida de Pais em Tirinhas - part. 2

Victor e Rodrigo, autores do livro, com a família reunida.

A Inspiração   

Existem muitos manuais sobre quase tudo no mercado editorial. A vida dos bebês também. Existe uma extensa lista de títulos que se propõem a ensinar pais e cuidadores como lidar com esses seres tão frágeis. No entanto, não existem muitos livros que tratam desse assunto, Vida de Pai, de modo leve, bem humorado, sem a pretensão de ensinar mas sim contar de maneira sincera e despretensiosa essa experiência intensa que são os primeiros cuidados dos bebês.

“Nosso livro conta em primeira pessoa como foi nossa experiência com nossos bebes. Não somente como demos conta do recado mas também sobre o que “não demos conta”. Sem julgamentos. A lente do humor não permite isso. Não é mais um manual, um discurso absoluto, pelo contrário. É um convite aos novos pais e mães se inspirarem com o novo, o inédito, o inusitado. Nossos traços são distintos, nossas histórias e aprendizagens também são. Todo bebê em toda família é único. Só temos algumas coisas parecidas e em comum. São essas semelhanças diferentes que queremos compartilhar.” Afirmam os autores, Victor e Rodrigo.

Vida de Pais em Tirinhas - part. 2

Um livro que é a soma desses dois olhares e traços distintos, constituindo um relato sincero, leve e bem humorado sobre essa fase inesquecível da vida: o primeiro ano de vida do bebê.

Eles ainda contam que a Vida de Pai é como fosse uma expedição, explorando uma terra desconhecida.

Porém, muitos pais confessavam que a memória desse período sofria uma espécie de apagão. Uma amnésia que os neurocientistas atribuem a toda situação de estresse prolongado. Mas Victor e Rodrigo não queriam ter essa “amnésia”, eles queriam lembrar de tudo. Daquele frio na barriga, daquele calor no peito, aquela alegria exausta, a embriaguez de sono, e daquela responsabilidade de alimentar a chama da vida, uma luz acesa em tempo integral, dentro da cabeça desse novo pai.

A motivação para o livro Bebegrafia, foi uma ideia muito simples: eles não queriam esquecer essas memórias.

A motivação para o livro Bebegrafia, foi uma ideia muito simples: eles não queriam esquecer essas memórias.

Financiamento coletivo.

A motivação para o livro Bebegrafia, foi uma ideia muito simples: eles não queriam esquecer essas memórias e pra concretizar essa empreitada, eles contaram com o apoio da rede de amigos, parentes e sonhadores. Encararam um financiamento coletivo (crowdfunding), e em agosto e setembro daquele ano e fizeram uma emocionante campanha que finalmente alcançou R$ 37.846,00 e 461 apoiadores.

Com esse dinheiro eles viabilizaram todas as etapas de produção do livro. Um ato heróico na atual situação econômica do país. E sem poupar recursos, imprimiram um belo livro.

*Autor: Leandro Crespo Ziotto, pai do Vinícius e co- fundador do Portal 4Daddy.

 

 

 

Facebook Comments