Pequenos Cientistas

Os seres humanos, inicialmente, eram nômades. Uma das principais características de espécies nômades é a

detox-digital

Clique AQUI e conheça o curso que irá libertar seu filho do vício da tecnologia em 21 dias.

necessidade de explorar cada mínimo detalhe de seu ambiente. Tal necessidade é consequência do fato de ser vital utilizar qualquer coisa que esteja disponível e que possa, de alguma forma, beneficiar a espécie em questão.

Hoje, os humanos não são mais nômades, mas ainda podemos encontrar resquícios de tal modo de vida. O principal: a necessidade de explorar o ambiente à sua volta. Características como essa são mais presentes na infância. Ações como, por exemplo, ter que tocar em praticamente tudo ou, até mesmo, pôr objetos na boca, estão presentes no início da infância e são uma amostra da necessidade exploratória.

 

 

 

_______________________________________________________________________________

Leia também:

________________________________________________________________________________

Curiosidade Infantil

A criança cresce e sua curiosidade permanece presente. Dela, surge a necessidade de efetuar experimentos. A comodidade do modo de vida humano favorece para que essa curiosidade e necessidade experimentativa se acentuem cada vez mais. A busca por informações e a prática de experimentos são os fatores básicos que constituem algo chamado “Ciência”.

detox-digita

Clique AQUI e aprenda a libertar seus filhos do excesso a tenologia.

Os humanos nascem cientistas, mas nem todos os adultos são cientistas. Alguns indivíduos, ao crescerem, perdem o interesse em ter uma curiosidade aguçada e acabam, de uma certa forma, desestimulando as crianças à sua volta, seja não dando atenção ou criticando a curiosidade da criança.

Para que uma criança desenvolva toda a sua capacidade, é importante que os pais não interrompam ou critiquem fases como a do “Por quê?”. Mantê-la com a capacidade de questionar, investigar e interagir com os fatos é algo essencial para que ela tenha um grande futuro.

As crianças já nascem curiosas. As crianças possuem habilidades científicas por natureza. Devemos, apenas, não interrompê-las. Desperte sempre o espírito cientista (curioso) de seus filhos, você (pai) não irá se arrepender, e seu filho(a) irá sempre agradecer.

 

 

*Autor: Caio Crespo Moraes, estudante de licenciatura em ciências da natureza, astrônomo /observador solar. Membro do Clube de Astronomia Louis Cruls, atuante em atividades de divulgação científica. Pesquisador solar amador.  Atualmente,  o único,  no Brasil, que realiza,  diariamente, o monitoramento da fotosfera solar e disponibiliza, publicamente,  dados referentes às manchas solares. E-mail: caiocrespomoraes13@gmail.com

camisetas 4daddy

 

Facebook Comments