Qual será o futuro dos nossos filhos…

O que precisamos desenvolver em nossos filhos ?

O quanto devemos investir em nossos filhos ?

Como escolher as amizades deles ?

Nós, como pais, buscamos  sempre o melhor para os nossos filhos…#fato !

Porém, como diz o Bernardinho do volley, “Tudo em excesso faz mal…inclusive excesso de água mata a planta….”

O ideal para os nossos filhos é não estressá-los !

Pensamos e ouvimos de outros amigos pais e mães que sugerem que devemos colocar os filhos em esportes, aula de línguas, professores particulares, colônias de férias, cinema, viagem, etc etc etc…

Porém muita calma nessa hora ! A criança ou o adolescente necessita de seu momento de descanso e reflexão !

De tudo o que eu pude proporcionar ao meu filho que , atualmente está com 14 anos, divido com vocês alguns acertos:

1)aula de línguas: invistam em aula de línguas e, tenham o prazer do seu filho poder interagir com pessoas de outros países, mesmo que for num jogo on line no videogame.Se seu filho já fala inglês fluente…não pare por aí…os chineses estão com tudo e, o mandarim é uma dica !

2)esportes: importante na vida do seu filho para ele poder ter uma vida mais saudável.Eu sempre motivei meu filho a fazer natação e, além de aliviar a preocupação com morte através de afogamento e, com a evolução pudemos escolher um esporte para praticarmos em conjunto: o mergulho de cilindro ! É prazeroso poder contar com ele como dupla nos mergulhos.Eles aprendem o “espírito de equipe”, foco e disciplina e respeito a natureza.

3)teatro: atualmente me deparo com muitos profissionais inteligentes porém, tímidos ! Eu busquei aulas de teatro para poder entender a expressão corporal e, como ficar mais “solto” para encarar platéias ! Fantástico ! Hoje meu filho é o primeiro a aceitar a apresentação de um  trabalho na escola.

4)ensine o valor do dinheiro: você concede mesada aos seus filhos.Eu ensinei meu filho como ganhar dinheiro, criando produtos e tentando vender em praças públicas.No ano passado ele ficou em algumas matérias em recuperação e, deixei claro que ele perderia o retorno das aulas com transporte contratado.Ele aprendeu a andar de ônibus circular e, como terai que “se virar”sozinho.Vale este tipo de aula e prática.

5)mercado de trabalho: informe, motive seu filho, fale sobre sucesso e fracasso.Visite empresas com seus filhos, converse sobre a vida real.

Estimulem seus filhos sempre buscarem uma vida saudável e, monitore as suas amizades !

Quem está próximo dos filhos, mesmo em pouca quantidade mas, com muita qualidade terá diamantes lapidados e, sucesso no futuro !

*Autor: Carlos Eduardo Coan Junior é administrador de empresas com pós graduação em Marketing pela ESPM. Mais de 25 anos de experiência profissional na área comercial e de desenvolvimento de pessoas e treinamento, em empresas de forte expressão no mercado nos ramos de varejo, indústria e serviços.Atualmente é Diretor na consultoria Coan Inovação + Gestão. Twitter:@coanbrasil e-mail: carlos@coan-ig.com

Facebook Comments