Vamos combater o Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
A Ação de conscientização realizada ontem, dia 18 de maio, na Praça José Bonifácio (Jardim da Cadeia), aqui em Itatiba, foi uma realização da Liga das Mulheres Eleitoras do Brasil – LIBRA Itatiba, com o apoio da Câmara Municipal de Itatiba e da Prefeitura Municipal de Itatiba. Uma ação de conscientização e prevenção sobre o combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Essa ação tem como objetivo a proteção de nossa juventude e visa mobilizar a sociedade e chamá-la para o engajamento contra a violação dos direitos sexuais de crianças e adolescentes.
Uma triste realidade
A violência sexual contra crianças e adolescentes acontece em todo o mundo. Precisa ser combatida visto que além de ser uma covardia é também um crime que produz consequências emocionais devastadoras e muitas vezes irreversíveis e graves impactos na vida de crianças e adolescentes submetidas a tal brutalidade.
A fim de lembrar a data nacional de combate a essa violência, de conscientizar a população sobre a gravidade e de divulgar os canais para denuncia desse tipo de crime, a LIBRA juntamente com seus parceiros irá para as ruas com faixas, placas e panfletos e conta com a colaboração de todos para ampliar e denunciar essa terrível brutalidade que é a violência sexual. O lema é: ESQUECER É PERMITIR. LEMBRAR É COMBATER.
Dados divulgados pelo Disque Direitos Humanos tornam claro a importância do combate a essa realidade: no ano de 2014 foram registradas 24.575 denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes no Brasil. Desses casos, 19.165 foram de abuso e 5.410 de exploração sexual infantil.
Leia também:
- [Histórias de Pais] – Criança, fantasia ou mente?!
- Relacionamento de Pai e Mãe influenciam o comportamento dos filhos(as)
- Guia para ajudar a criança a aprender a comer sozinha
Entenda a diferença
Abuso Sexual é a violação do corpo de uma criança ou adolescente por um adulto ou adolescente, para a prática de qualquer ato de natureza sexual.
Exploração Sexual caracteriza-se pela utilização sexual de crianças e adolescentes com a intenção de lucros ou troca , seja financeiro ou de qualquer outra espécie. Ela ocorre de quatro formas: em redes de prostituição, pornografia, redes de tráfico e turismo sexual.
Sobre a Prevenção
A melhor maneira de se combater a violência sexual contra crianças e adolescentes é a prevenção. É necessário um trabalho informativo junto aos pais e responsáveis, a sensibilização da população em geral e dos profissionais das áreas de educação e jurídica, com a identificação de crianças e adolescentes em situação de risco e o acompanhamento da vítima e do agressor.
Canais de denúncia
Todos podemos agir contra essa crueldade. Proteja nossas crianças e adolescentes denunciando através dos canais:
Disque Direitos Humanos – disque 100
Em caso de emergência – disque 190
Conselho Tutelar de Itatiba – 4524-7684
*Autora: Patricia de Castro Marques Sanfins, Adm de Empresas, presidente da LIBRA Itatiba e voluntária em várias Entidades Beneficentes de Itatiba.
Anônimo
2