Vamos combater o Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

A Ação de conscientização realizada ontem, dia 18 de maio, na Praça José Bonifácio (Jardim da Cadeia), aqui em Itatiba, foi uma realização da Liga das Mulheres Eleitoras do Brasil – LIBRA Itatiba, com o apoio da Câmara Municipal de Itatiba e da Prefeitura Municipal de Itatiba. Uma ação de conscientização e prevenção sobre o combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Essa ação tem como objetivo a proteção de nossa juventude e visa mobilizar a sociedade e chamá-la para o engajamento contra a violação dos direitos sexuais de crianças e adolescentes.

Uma triste realidade

A violência sexual contra crianças e adolescentes acontece em todo o mundo. Precisa ser combatida visto que além de ser uma covardia é também um crime que produz consequências emocionais devastadoras e muitas vezes irreversíveis e graves impactos na vida de crianças e adolescentes submetidas a tal brutalidade.

A fim de lembrar a data nacional de combate a essa violência, de conscientizar a população sobre a gravidade e de divulgar os canais para denuncia desse tipo de crime, a LIBRA juntamente com seus parceiros irá para as ruas com faixas, placas e panfletos e conta com a colaboração de todos para ampliar e denunciar essa terrível brutalidade que é a violência sexual. O lema é: ESQUECER É PERMITIR. LEMBRAR É COMBATER.

Dados divulgados pelo Disque Direitos Humanos tornam claro a importância do combate a essa realidade: no ano de 2014 foram registradas 24.575 denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes no Brasil. Desses casos, 19.165 foram de abuso e 5.410 de exploração sexual infantil.


Leia também:


Entenda a diferença

Abuso Sexual é a violação do corpo de uma criança ou adolescente por um adulto ou adolescente, para a prática de qualquer ato de natureza sexual.

Exploração Sexual caracteriza-se pela utilização sexual de crianças e adolescentes com a intenção de lucros ou troca , seja financeiro ou de qualquer outra espécie. Ela ocorre de quatro formas: em redes de prostituição, pornografia, redes de tráfico e turismo sexual.

Sobre a Prevenção

A melhor maneira de se combater a violência sexual contra crianças e adolescentes é a prevenção. É necessário um trabalho informativo junto aos pais e responsáveis, a sensibilização da população em geral e dos profissionais das áreas de educação e jurídica, com a identificação de crianças e adolescentes em situação de risco e o acompanhamento da vítima e do agressor.

detox digital

Seu filho não sai do celular e computador. Aprenda a como vencer essa barreira. Clique aqui!

Canais de denúncia

Todos podemos agir contra essa crueldade. Proteja nossas crianças e adolescentes denunciando através dos canais:

Disque Direitos Humanos – disque 100

Em caso de emergência – disque 190

Conselho Tutelar de Itatiba – 4524-7684

*Autora: Patricia de Castro Marques Sanfins, Adm de Empresas, presidente da LIBRA Itatiba e voluntária em várias Entidades Beneficentes de Itatiba.

camisetas 4daddy

 

Facebook Comments