Duas coisas devem os filhos obter dos seus pais: raízes e asas”

Essa frase de Goethe, um gênio, e gênio é pra mim aquele que transcende tempo e cultura, ou seja, contribui de forma que seja aqui no Brasil ou seja na China ele será reconhecido, foi reconhecido em seu tempo e continuará sendo, pois sua obra é pra sempre, definitiva.

E ai me pedem um texto para o site 4daddy, o que eu poderia escrever? Bom, quando o assunto é educação para filhos, essa frase do Goethe é o que me vem a cabeça, mas pra uma palestra, onde você tem recursos áudio visuais talvez fosse mais fácil explicar o que quero dizer, foi essa a aula que acabei de gravar para o site MeuSucesso.com que pode ser conferida lá no site, toda ela baseada na história de um empreendedor incrível, mas aqui, pra transformar em texto, pensei em fazer diferente, pensei em usar os 4 pilares que defendo no meu livro para quem sabe, por algo de prático, que cada um pode fazer a sua maneira, com seus próprios exemplos traduzir em ações.

No meu livro: O inédito viável, o leitor é levado a profundas reflexões sobre como agir para que possa realizar seus “inéditos” em quatro perspectivas: finanças pessoais, relacionamentos inter-pessoais, saúde e desenvolvimento intelectual e ai pensei, pais, como vocês podem usar isso para seus filhos?

pai-e-filho

Vamos lá:

Finanças Pessoais, a pergunta que faço é, por quanto tempo você conseguiria manter seu padrão de vida atual se deixasse de ter sua renda atual hoje? Um mês, dois, seis, um ano, cinco anos?

Educação financeira é essencial, saber lidar com dinheiro, saber poupar para momentos difíceis ou realização de sonhos, num mundo onde tudo se precisa comprar, já que ninguém fabrica suas próprias roupas ou planta seu próprio alimento, sem dinheiro não se vive, e claro e ainda bem só com dinheiro também não, mas enfim, é um tema importante, mais do que até saber lidar com ele é ensinar seus filhos a lidarem também, gosto muito da música do Frejat, Amor pra recomeçar que diz:

“Eu desejo que você ganhe dinheiro, pois é preciso viver também
E que você diga a ele, pelo menos uma vez, quem é mesmo o dono de quem”

Ele canta a música de um pai dizendo ao filho as coisas importantes na vida, e é bem por ai que vejo, no mundo atual somos bombardeados de coisas pra comprar, que sucesso esta em ser bem sucedido financeiramente na vida, enfim, um monte de bobagens já que felicidade é um estado interno, não se compra, você pode até comprar prazer, mas jamais felicidade.

Neste aspecto, acredito que vale a pena cuidar de suas finanças e vale a pena educar seu filho para isso também

Outro ponto que abordo no livro é Saúde Física; concorda comigo que ter saúde é essencial? Hábitos destrutivos insistem em nos rodear, cigarro, álcool, comida gordurosa, refrigerantes, fast foods, enfim, tá tudo ai pra ser consumido, atividades físicas passam muitas vezes ao longe, é mais fácil jogar vídeo game na frente da TV, e ai? Quem paga essa conta no futuro?


Leia mais:


3º ponto, desenvolvimento intelectual; tem a ver com leitura, debate, aprender, desenvolver-se culturalmente, expandir o pensamento, poder ver a mesma coisa por vários ângulos e respeitar as várias verdades, sair do debate raso que hoje temos pois o Google a tudo responde, vivemos era da informação, onde todos sabem de tudo, mas de forma muito rasa, porque conhecimento é diferente de informação, vale a pena pensar sobre isso para você e para o seu filho?

4º e último ponto, relacionamentos sociais; já parou pra pensar na importância das relações para os humanos? Sabia que a felicidade só é real quando compartilhada? Eu também não, mas descobri isso assistindo ao filme Na Natureza Selvagem, brincadeiras a parte, é isso mesmo, somos por natureza seres sociais, Tom Jobim já cantava, é impossível ser feliz sozinho, e não falo de relacionamento afetivo, homem-mulher ou qualquer outra combinação que se queira fazer e chamar de casal além dessa que pra fins de didática prefiro adotar, sem qualquer tipo de preconceito, já que em casais sempre um tem um papel mais feminino e outro mais masculino instintivamente, sendo hétero ou homossexuais, mas enfim, relacionamentos sociais são fundamentais, tem gente solteira e feliz, porque tem amigos, é disso que falo, das amizades, da convivência com outras pessoas, do networking, da dependência que temos que nos relacionar, e para isso tem muita coisa em jogo, como por exemplo o perdão, é o perdão, no mundo onde de quem eu não gosto eu simplesmente excluo do Facebook precisamos pensar que esse mecanismo não é suficiente para uma boa convivência, se fossemos iguais, não haveria nada para compartilhar, então é aprender a viver com as diferenças, praticar o perdão, enfim, crescermos como humanos, e seu filho aprende isso desde cedo, se ele cultivar boas relações, estará amparado o resto da vida, seja o que ele quiser fazer da vida.

Essas 4 perspectivas se relacionam dentro da sua estratégica de vida, dentro do modo como você decide levar a vida, junta-se a essas perspectivas as suas crenças, seus valores, seus objetivos e propósitos, seus sonhos e aspirações mais profundas.

Quando você compreende isso, consegue tonar viável qualquer inédito, é isso que defendo, é isso que queria dizer a você pai nesse primeiro texto, como consegue ajudar seu filho nessas 4 perspectivas propostas aqui? Fazem sentido para você? Então compartilhe!!!

*Autor: Emerson Weslei Dias, Bacharel em Ciências Contábeis e MBA Internacional em Gestão Estratégica de Pessoas pela FGV e Empreendedorismo pelo Babson College (EUA, tem diversas outras especializações técnicas e comportamentais em várias escolas, sou também filósofo a maneira clássica pela Organização Internacional de Filosofia Nova Acrópole.Atua como coach, licenciado pela LMI (Texas/USA) sou instrutor do curso de Gestão de Pessoas da FBM escola de negócios fui executivo na Atlantia Bertin Concessões S/A, Diretor de Administração, Contabilidade, Tributário e Importação do Grupo Carrefour, Gerente no grupo Siemens, Assistant Controller no Grupo Mannesmann, Trainee na ABB-Daimler Benz e desempenhei, na sede do Banco Bradesco, diversas funções em Contadoria Geral. Contatos: contato@oineditoviavel.com.br, facebook.com/oineditoviavel, twitter: @emersonwdias

camisetas 4daddy

 

 

Facebook Comments