Como os pais podem influenciar na saúde bucal dos filhos?

Como os pais podem influenciar na saúde bucal dos filhos?

Como os pais podem influenciar na saúde bucal dos filhos?

Antes de pensarmos na saúde bucal dos nossos filhos, é necessário pensar em como estamos influenciando e inserindo alguns hábitos de saúde bucal na rotina deles. Já parou para pensar nisso? Muitos pais não entendem a importância de incentivar a saúde bucal desde a infância, o que pode ser muito prejudicial para a criança. 

O segundo passo é incentivá-los. Para isso, existem algumas formas de fazer do momento da escovação, um momento divertido. Uma das formas, é fazer com que o seu filho acompanhe a sua escovação. Dessa forma, a criança poderá aprender com maior facilidade como fazer. 

Além disso, o mercado odontológico infantil lançou diversos tipos de produtos para tornar esse momento mais divertido. Portanto, é possível optar por um creme dental que tenha sabor de morango ou outros sabores que o seu filho goste. 

As escovas de dentes também ganharam um formato mais chamativo, o que acaba despertando maior interesse no seu filho, fazendo com que a criança veja o momento da escovação, além de um cuidado diário. 

Além dessas ações diárias, não podemos esquecer da importância de agendar uma consulta com um profissional. Continue lendo esse artigo para saber mais.

O primeiro passo é ensinar ao seu filho quais são os cuidados bucais, como uma boa escovação, dependendo da idade da criança, o uso de enxaguante e fio dental. O primeiro passo é ensiná-los. 

saúde bucal

Primeira consulta com o dentista 

Muitas vezes a consulta com um dentista não costuma ser uma boa experiênciapara as crianças, despertando ansiedade, medo, insegurança, entre outros sentimentos ruins.

Para evitar que esse medo seja despertado, a ajuda dos pais é fundamental. O papel dos pais é de extrema importância, desde o agendamento da consulta, até o acompanhamento do tratamento. Isso porque, as crianças se sentem mais seguras quando os pais estão ao seu lado nesse momento. 

Os pais podem ajudar os seus filhos a se sentirem mais seguros, até porque a regularidade das consultas devem ser mantida. Muitos profissionais indicam que a regularidade ideal de consultas é a cada 6 meses. Portanto, quanto mais tranquilo esse momento for para a criança, melhor! 

Para manter a regularidade das consultas, muitos pais optam pela contratação de um plano odontologico infantil, pois acaba sendo uma solução mais econômica para a realização de um tratamento dentário, caso seja necessário. 

Quer ficar mais preparado para lidar com essa situação? Então continue acompanhando o conteúdo!


Leia também:


Porque as crianças sentem medo do dentista

Um dos principais motivos para que a criança tenha receios e medo de ir ao consultório odontológico, é a falta de familiaridade com o ambiente. A sala de um dentista é um ambiente desconhecido para muitas crianças, pois muitos pais não possuem o hábito de levar os seus filhos quando bebês a uma consulta. 

Entretanto, também há uma outra situação, onde os pais não acompanham os seus filhos durante a consulta. Muitos pais acabam ficando do lado de fora do consultório, o que causa maior insegurança em seus filhos. 

É muito importante que os pais estejam presentes nesse momento, pois os seus filhos se sentem mais seguros. Além disso, quanto mais cedo a consulta com um dentista, melhor! O ideal é agendar um consulta com um profissional quando os primeiros dentinhos começam a nascer. 

Para que o acesso a um bom profissional se torne ainda mais fácil, muitos pais buscam um plano dental que tenha uma ampla rede de profissionais e com um preço acessível, o que pode garantir que o seu filho tenha um tratamento dentário completo. 

Como montar um kit de higiene bucal divertido? 

Como falamos anteriormente, o kit de higiene bucal é de extrema importância. Os principais produtos que podem compor um kit de higiene bucal é a escova de dente, creme dental, enxaguante bucal e fio dental (dependendo da idade da criança). 

Todos esses produtos são oferecidos pelo mercado odontológico infantil, onde há uma variedade de produtos. Portanto, é possível escolher uma escova de dente de um personagem que o seu filho mais gosta, um creme dental de sabor ou um enxaguante bucal com uma cor chamativa, por exemplo. 

Essas variadas opções de produtos, permitem que a criança experimente um momento divertido enquanto cuida da sua saúde bucal. A intenção é incentivar até que esse momento se torne uma rotina e a criança entenda a importância dos cuidados bucais. 

É muito importante que os pais optem por produtos que sejam específicos para crianças, pois sua composição é adequada para essa fase. As escovas de dente, por exemplo, possuem um tamanho melhor que se adequa melhor a boca do seu filho. Portanto, é importante considerar produtos bucais infantis. 

1007885

Chegou a hora de colocar em prática!

Com todas essas dicas, ficou ainda mais fácil se tornar uma influência em saúde bucal para o seu filho, não é mesmo? Agora que já vimos as principais dicas, o que acha de começar ainda hoje a ensinar o seu filho a como realizar uma escovação adequada? 

Antes disso, uma ótima dica é presenteá-lo com um kit de saúde bucal bem divertido. Com certeza, o seu filho vai adorar!

O cuidado bucal diário, pode se tornar mais um momento especial entre pais e filhos, onde os pais sirvam como um exemplo e inspiração.

*Autora: Letícia Monaly | Produtora de conteúdo na Ideal Odonto


Facebook Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CLOSE
CLOSE