Tempo quente? Cuidado com a meningite infantil viral

MENINGITE é um processo inflamatório das meninges, isto é, das membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Pode ser causada por diversos agentes infecciosos, como bactérias, vírus, parasitas e fungos, ou mesmo por processos não infecciosos. As meningites bacterianas e virais são as mais importantes do ponto de vista da saúde pública, devido sua magnitude, capacidade de ocasionar surtos, e a gravidade dos casos. No Brasil, A meningite é considerada uma doença endêmica, deste modo, casos da doença são esperados ao longo de todo o ano, com a ocorrência de surtos e epidemias ocasionais, sendo mais comum a ocorrência das meningites bacterianas no inverno e das virais no verão (Ministério da Saúde).

Fatores de risco

A meningite viral pode ocorrer em pessoas de qualquer idade, mas estão mais frequentes em crianças menores de cinco anos, que devido a imaturidade do sistema imunológico acabam apresentando um quadro mais grave da doença. Outros fatores envolvidos no fisco de aquisição da meningite são: grandes centros urbanos, ambientes fechados e aglomerações. Os vírus causadores da meningite podem ser transmitidos via alimentos, água e objetos contaminados.

______________________________________________________________

Leia também:

________________________________________________________________________________

Sintomas

A meningite é facilmente confundida com quadros gripais, iniciando-se geralmente em até 48 horas após a infecção. Crianças e recém-nascidos acometidos pelo vírus da meningite podem apresentar febre, dor de cabeça, vômitos em jato, confusão, rigidez corporal, moleira tensa ou elevada e inquietação. Por vezes, apenas a irritabilidade e o choro fácil, diferente do normal da criança, pode ser um indício de meningite.

meningite infantil

Prevenção

A principal medida para se prevenir o contagio pelo vírus é a frequente e adequada lavagem das mãos. Ensine a criança a sempre lavar as mãos antes das refeições e sempre que chegar em casa pós alguma saidinha.

É importante manter uma alimentação balanceada com frutas, verduras e legumes, mas esses alimentos devem ser muito bem higienizados antes do consumo, seja por meio de lavagem com água corrente ou de molho em solução com cloro.

Não compartilhe itens de uso pessoal como mamadeiras e chupetas. E evite contato com pessoas que estejam tossindo e espirrando!

meningite infantil

 

NA SUSPEITA DE MENINGITE LEVE A CRIANÇA IMEDIATAMENTE AO PRONTO SOCORRO MAIS PRÓXIMO, quanto antes realizado o diagnóstico e tratamento menos serão os riscos de complicações e sequelas.

 

*Autora: Diliene de Moura Flores, Fisioterapeuta – Crefito 3/17650-F.

camisetas 4daddy

 

Facebook Comments