O que fazer quando seu filho não para de dizer “NÃO”?
Quando as crianças negam tudo, desde trocar a fralda até a hora do jantar, a situação pode ficar difícil. Saiba como agir para evitar desgastes e brigas desnecessárias.
As crianças normalmente começam a dizer “não!” porque descobrem que são pessoas distintas dos pais, com os próprios sentimentos e desejos, que muitas vezes acabam sendo conflitantes com os seus. Parabéns! Quando isso acontece, significa que o seu filho deu um grande passo na longa estrada que é se tornar independente e autossuficiente. Quando ele diz “não!”, está reforçando sua própria individualidade, de maneira saudável.
Não tente controlar tudo
Você não precisa fazer com que ele pare de dizer “não!” para tudo. Afinal, não importa realmente o que ele está dizendo; a questão é que ele está se sentindo incomodado e irritado e seu objetivo é fazer com que ele se sinta menos dessa forma. O desejo dos pais é de controlar toda a situação de fora, para que a briga de poderes seja evitada. Entretanto, você vai achar mais fácil concordar com ele se tentar contornar essas batalhas diretas o máximo que conseguir, pensando lá na frente, a fim de amenizar as coisas para que seu filho não fique tão chateado logo de cara.
Por exemplo, quando é hora de trocar a fralda, você pode administrar a situação para que você não o interrompa no meio de uma atividade que ele considera importante, como a hora em que está passando o desenho favorito na televisão. Talvez você possa trazer a fralda até ele e trocá-lo enquanto ele não tira os olhos da TV, para que você evite chamá-lo e entrar em um conflito de interesses. Crianças pequenas são facilmente distraídas com qualquer coisa. Você também pode usar isso, de um jeito amigável, para que ele vá para a mesa do jantar ou coloque o sapato para sair de casa.
Dê ao seu filho alguns minutos de preparação, dizendo a ele algo como: “Nós vamos parar o que você está fazendo em cinco minutos e colocar o casaco”, então ele não será surpreendido por uma ordem de repente. É claro que leva um tempo para preparar uma criança para essas interrupções e transições, mas você pode ajudá-la se você der a ela tempo e atenção extras durante essa fase.
Leia também:
Criança no comando
Crianças frequentemente são melindrosas em relação a tudo e difíceis de concordar. Elas sentem uma necessidade de estar no controle e no comando de cada pequena coisa. Mas esse comportamento normalmente é menos problemático se o pai consegue se esforçar para ser especialmente diplomático e respeitoso quanto a necessidade da criança de se sentir no comando.
As crianças se sentem estimuladas pelos mesmos requisitos que elas costumavam seguir quando menores – os pais frequentemente experimentam uma sensação de pânico quando isso acontece, como se a criança que costumava a cooperar virasse, do dia para a noite, um oponente resmungão. Mas você pode ajudar o seu filho a gradualmente deixar de lado o estágio do “não!” mantendo a calma e contornando as batalhas diretas de vontades sempre que possível.
*Autor: CAROLINA PISCINA ,FILHA DE ANA MARIA E OSVALDO, Link original: http://bit.ly/1WA5UUO