[Dicas] – Livros para família toda – Part. 1

Bons livros para crianças e adolescentes — a chamada literatura infanto-juvenil — são eternos e, mais, podem ser lidos por adultos com igual prazer. Muitos livros, mesmo de qualidade mediana para a grande crítica, se tornaram clássicos.

As obras de Monteiro Lobato, Alexandre Dumas, Irmãos Grimm, Ruth Rocha, Lygia Bojunga, Ana Maria Machado, H. C. Andersen não morrem jamais, são para sempre! “Meninos da Rua Paulo”, de Ferenc Mólnar, para ficar num exemplo, é um clássico universal e atemporal.

A junção entre palavra e imagem permite que as crianças e os jovens acionem o seu universo simbólico. O imaginário destes seres é muito mais propenso à curiosidade e ao reconhecimento de novas trilhas, pois eles envolvem uma gama variada de significados abertos à imaginação latente.

O público infanto-juvenil geralmente se aventura por vários autores por sua qualidade lúdica. No entanto, a leitura não pode ter um engessamento habitual. É necessário que a liberdade pela brincadeira com as palavras e imagens leve estas pessoas a recriar o universo do simbólico pelas suas próprias mentes criativas.

Nós do 4daddy garimpamos na internet vários clássicos pois acreditamos que a leitura é uma maneira ótima de unir a família e desenvolver a criatividade de nossos filhos e filhas.

Esse será o 1º (primeiro) post de uma série de 5 (cinco) com dicas de livros clássicos para se ler em família!!! Segue as 5 primeiras sugestões de leitura:

os meninos da rua paulo

Facebook Comments