Brincadeiras de páscoa: Use o lúdico para unir a família!

A Páscoa está chegando, e começam os preparativos para tornar a festa inesquecível para toda a família. Além de comprar os tradicionais ovos de chocolate, você pode preparar várias atividades para deixar o domingo de Páscoa em família ainda mais divertido.

Segundo a professora e coordenadora do curso de Pedagogia do Centro Universitário Estácio, Hellen Tatiana, que publicou esse texto originalmente no Blog Papai no Controle, do nosso amigo e parceiro Marcos Romeu, nos ensina que a Páscoa é uma boa oportunidade de estimular, com brincadeiras lúdicas, a imaginação dos pequenos e o apreço, entre eles, pelo convívio em família. Isso tudo através de canções, jogos e outras atividades.

Confira algumas dicas de brincadeiras que a pedagoga Hellen aponta para serem jogadas por toda a família durante a Páscoa.

a) Corrida dos ovos: A criança precisa pegar um ovo cozido, colocar uma colher na boca e correr de um lado para outro equilibrado o ovo. Quem chegar primeiro sem deixar o ovo cair é o grande vencedor.

b) Caça-ovos: Conte para seus filhos que, durante a noite, o coelhinho escondeu vários ovos pela casa. A criança precisa apenas procurar. Para que a brincadeira fique ainda mais divertida, cole no chão as pegadas do coelho que podem ser feitas de papel, como referência para os pequenos.

c) Pintar ovos: Em vários países do mundo e em algumas cidades do Brasil, pintar ovos de galinha e oferecê-los como presente é tradição na Semana Santa.  Os ovos pintados podem ser entregues como presentes aos avôs e tios.

d) Amigo ovo: É como um amigo secreto, mas de Páscoa. Nele, cada participante deve tira um papel com o nome de outro participante – e não deve contar a ninguém quem é. No dia da brincadeira, através de dicas, os outros tentam adivinhar quem é. Quando isso ocorre, há troca de ovos de Páscoa. Quem recebe o ovo é o próximo que dá as dicas e, assim, sucessivamente.

e) Coelhinho sai da toca: Distribua bambolês pelo chão (pode ser ainda uma marcação com giz). Cada criança deverá ficar dentro de um bambolê. Sempre que você gritar: “coelhinho sai da toca”, as crianças devem trocar de bambolê. Quem ficar de fora precisa esperar a próxima rodada. A cada rodada você deve tirar um bambolê.

“Devemos sempre destacar que é uma festa cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo, o dia mais importantes da religião. Assim, a Páscoa nos convida a uma mudança de vida e de atitudes, de acordos com valores cristãos como o amor, o respeito, a solidariedade e a paz “, explica.

*Autora: Hellen Tatiana é professora e coordenadora do curso de Pedagogia do Centro Universitário Estácio, em Brasília. Texto original publicado no Blog Papai no Controle.

camisetas 4daddy

Facebook Comments