Mês da Valorização Paterna

 

Promover o engajamento dos homens nas ações do planejamento reprodutivo e no acompanhamento do pré-natal, do parto e do pós-parto de suas parceiras e nos cuidados no desenvolvimento da criança, com a possibilidade real de melhoria na qualidade de vida para todas as pessoas envolvidas e vínculos afetivos saudáveis. Esses são os principais objetivos para a criação do Mês de Valorização da Paternidade, que será celebrado em agosto.

E o Portal 4Daddy, um dos integrantes do grupo de Trabalho (GT) Homem pela Primeira Infância da REDE NACIONAL PRIMEIRA INFÂNCIA, abraçou a causa e levanta essa bandeira neste mês de agosto, um mês tão simbólico para o tema PATERNIDADE.

O mês de valorização da paternidade foi instituído pelo Comitê Vida, grupo de trabalho intersetorial que integra profissionais de organizações governamentais e não-governamentais, universidades e demais pessoas e instituições interessadas. A Coordenação Nacional de Saúde do Homem (CNSH ) apoia essa inciativa e estimula que essa ação seja nacional. A ação é baseada em um dos eixos prioritários da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH): Paternidade e Cuidado.

“Será um momento de chamar a atenção dos homens para a importância da participação dos pais no processo de gestação, no parto e na educação dos bebês”, afirma Francisco Moreira, coordenador de Saúde do Homem (Dapes/SAS), do Ministério da Saúde. Segundo ele, trata-se de um campo de atuação que oferece inúmeros benefícios na educação permanente em saúde, principalmente, a valorização de modelos masculinos positivos que inspiram capacidade de ouvir, negociar e cooperar, pautados no respeito, tolerância, autocontrole e cuidado.

Entre as ações que estão sendo planejadas pelo Ministério da Saúde, estão:

– Convite a todos os profissionais de saúde, gestores, educadores a desenvolverem ações de Paternidade e Cuidado;

– Lançamento e oficinas de capacitação do Guia do Pré-Natal do Parceiro para Profissionais de Saúde em seis Estados e Distrito Federal;

– Divulgação dos resultados preliminares da pesquisa “Saúde do Homem – Paternidade e Cuidado”;

– Divulgação de textos nas mídias sociais do Ministério da Saúde sobre a ampliação da licença paternidade;

– Envio de textos sobre paternidade e cuidado para as coordenações estaduais e municipais de Saúde do Homem.

Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH) instituída por meio da Portaria GM/MS nº 1.944, de 27/08/2009, tem como objetivo a promoção de ações de saúde que possibilitem a apreensão da realidade dos homens entre 20 e 59 anos de idade, sendo o Brasil um dos primeiros países a formular uma política direcionada a este segmento populacional e instituir uma Coordenação no Governo Federal. Os outros países são Irlanda (2008) e a Austrália (2010).

 

paternidade

Evento do Dia dos Pais, dia 14 de agosto de 2016:

O Portal 4Daddy participa de um Grupo de Trabalho (GT) da Criança e Adolescente da REDE NOSSA SP. Trata-se de uma coalizão de organizações e profissionais dedicados a infância e juventude. Esse grupo criou um projeto chamado “Uma São Paulo para as Crianças e Adolescentes”, onde o objetivo é concientizar a sociedade sobre o que trata o Artigo 227 da Constituição Federal, e influenciar políticas públicas para fazer uma cidade mais sustentável e amigável para as crianças e adolescentes.

E para celebrar esse mês tão importante para a Valorização Paterna, nós do 4daddy temos um convite mto ESPECIAL!!!

Juntamente com o GT citado acima e com o apoio da Livraria Cultura que cedeu o espaço do Teatro Eva Herz, realizaremos uma rodada de palestras que falam sobre paternidade, família, saúde e etc. Debateremos também a importância desse reposicionamento do PAI na sociedade.

O Evento acontecerá dia 14/08, domingo, Dia dos Pais, em plena Paulista, no Teatro Eva Herz, da Livraria Cultura, dentro do Conjunto Nacional, a partir do 12hs (meio-dia).

Mais para o meio da semana divulgaremos em nossas redes sociais a programação e horário. Fiquem atento!!!!! E chamam a família para passarem um belo dia dos Pais na Paulista junto conosco.

*Autor: Leandro Ziotto, Pai do Vinícius e Co-fundador do Portal 4Daddy. Fonte: Ministério da Saúde e Rede Nacional Primeira Infância.

 

Facebook Comments