Se o seu bebê falasse, ele diria: Pai fala comigo!!
Mesmo que o seu bebê não possa ainda responder ou falar, é importante que você converse com ele, as crianças começam a se comunicar desde o momento do seu nascimento.
Primeiro porque o seu bebê adora ouvir sua voz. Se você conversou com ele durante a gestação ele já o reconhece. E segundo, porque é ouvindo você falar, identificando os padrões da sua fala, os diferentes sons que são produzidos a ligação entre os sons e os objetos e situações é que ele aprenderá a falar também!
Desde os primeiros choros até as primeiras palavras, os pais aprendem a se comunicar com o bebê. Essa comunicação vai se aprimorando e ela reflete em parte, o grau de interação que existe entre vocês. É na interação com o outro que o desenvolvimento acontece.
Não se esqueça que cada bebê e criança tem seu próprio ritmo de desenvolvimento e as informações aqui contidas servem apenas como um guia.
0-8 MESES
Quando você segurar o seu bebê, tente cantar uma canção. Seu bebê adora repetição de melodias, você pode cantá-las várias e várias vezes. Você pode adicionar o movimento de uma cadeira de balanço e ver quem dorme primeiro você ou o seu bebê!
Nunca é cedo demais para ler! Fale suavemente e aponte uma vaca, um passarinho ou qualquer coisa na página. Seu bebê aprenderá logo cedo que ler com você é um momento bastante especial.
Você pode não achar importante quando o telefone toca, quando o passarinho canta, mas tudo isso é novo e excitante para o seu bebê. Aponte esses sons do ambiente e diga: Você ouviu isso? O telefone está tocando!
Face a face, quando o seu bebê está acordado, brinque com ele falando! Se o seu bebê responder com aqueles barulhinhos típicos, você pode não entender o que ele está querendo dizer, mas vocês estão conversando!
A partir dos 4 meses, você pode usar palavras para estar em contato com o seu bebê, mesmo enquanto se ocupa de outras atividades. Enquanto ele está no berço ou no carrinho, mantenha-se falando com ele.
Invente sons! Enquanto você troca a fralda ou prepara algo para ele você pode inventar uma musica!
Brinque daquela velha brincadeira: Cadê o nenê? Achou!! Cadê o papai? Achou!!
Eles adoram!!
O QUE ESPERAR PARA ESSA IDADE? (em torno de 6 meses)
– Faz aqueles “grunhidos” de bebê
– Responde a sons, músicas e a fala de outras pessoas
– Responde ao seu próprio nome
– Da risadas e balbucia até duas consoantes
Iniciamos hoje uma serie de posts sobre desenvolvimento de fala. Espero que você possa, através deles, esclarecer algumas questões e que eles possam servir como dicas e sugestões! Porem, se você tem alguma dúvida em relação ao desenvolvimento do seu bebê ou do seu filho, não deixe de conversar com o seu pediatra ou com um fonoaudiólogo.
*Autora: Claudia de Cássia Ramos (Tema: Alimentação Coercitiva): Fonoaudióloga clínica atua nas áreas de motricidade oral, fala, linguagem e dificuldades alimentares. Integra a equipe do Centro de Dificuldades Alimentares do Instituto PENSI, Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Infantil Sabará. Realiza atendimento clinico, pesquisa e publicações na área. Escreve no blog www.falandosobrealimentacao.com.