A Situação da Paternidade no Brasil

Promundo coordenou o desenvolvimento e a disseminação do primeiro relatório A Situação da Paternidade no Mundo para ser uma plataforma de advocacy da campanha MenCare, a qual Promundo co-coordena globalmente. Lançado em Junho de 2015 em 10 cidades ao redor do mundo, o relatório apresenta um panorama das contribuições dos homens na paternidade e no cuidado por abordar quatro questões relacionadas a paternidade: trabalho não remunerado em casa; saúde sexual e direitos reprodutivos, e saúde materna, neo-natal e infantil; envolvimento dos homens no cuidado e violência contra crianças e mulheres; e desenvolvimento infantil.

situação da paternidade no brasil

Situação da Paternidade no Mundo

Nos últimos 20 anos, muita coisa mudou em relação às tendências no campo da paternidade, cuidado e trabalho doméstico não remunerado. No entanto, embora as mulheres representem atualmente 40% da força de trabalho remunerada, e 50% da produção de alimentos no mundo, em média, elas ainda passam de duas a dez vezes mais tempo cuidando de uma criança ou pessoa mais velha do que os homens. Apesar disso, o envolvimento de homens na prestação de cuidados está apenas começando a ser reconhecida como uma forma importante e abrangente para se avançar com a agenda da igualdade de gênero.

Usando dados completos sobre o envolvimento dos homens no cuidado e saúde materna e infantil, e sobre as conexões entre paternidade e violência, o relatório fornece a base para iniciativas sociais, políticas e de saúde; ampla mudança institucional; e sensibilização do público para promover uma transformação sobre paternidade equitativa e envolvida. O relatório define uma agenda global para envolver homens e meninos como parte da solução para alcançar a igualdade de gênero e traz resultados positivos na vida das mulheres, crianças, e na dos próprios homens.

Desde o lançamento, A Situação da Paternidade no Mundo já foi visualizado mais de 10 mil vezes, e tem recebido significativa atenção da mídia, destaque em canais de notícias alcançando, no mínimo, 2,2 bilhões de pessoas através de transmissão, online e pelas mídias sociais.


Leia também:


O relatório tem sido utilizado como uma ferramenta de ativismo e advocacy por Promundo e parceiros MenCare ao redor do mundo, lançado em Congressos dos EUA e Brasil, e parlamentos da Suécia, Reino Unido, e outros. O sumário executivo já foi traduzido para o espanhol, português, francês, alemão, russo, sérvio, albanês e outras línguas, e relatórios regionais estão sendo elaborados em regiões da África, América Latina e Caribe, assim como na Austrália, Brasil, Uganda, Paquistão e Holanda.

Situação da Paternidade nos Estados Unidos

Com base no sucesso do relatório A Situação da Paternidade no Mundo 2015, Promundo e coalisão de parceiros lançaram o primeiro relatório A Situação da Paternidade nos Estados Unidos em junho deste anos 2016. Assim como A Situação da Paterniade no Mundo, este relatório vai trazer uma visão abrangente e sugestões políticas para engajar os homens – nos Estados Unidos – na promoção da equidade de gênero para alcance de resultados positivos para mulheres, crianças e homens. O próximo relatório sobre A Situação da Paternidade no Mundo tem a previsão de lançamento para 2017.

Situação da Paternidade no Brasil

Na data de ontem, dia 27/10/16, o Promundo lança o primeiro relatório da SITUAÇÃO DA PATERNIDADE NO BRASIL. Este relatório busca apresentar a situação da paternidade no Brasil em áreas distintas, como Saúde Sexual e Reprodutiva, Saúde Materno-Infantil, Saúde dos Homens, Violência contra a Mulher e a Criança, Mundo do Trabalho, Políticas Públicas, iniciativas da sociedade civil, relação entre a economia e a paternidade e como parentalidade. Procura também mapear os esforços e os atores que têm contribuído para promover a paternidade e o cuidado no cenário nacional, bem como apontar as ideias e recomendações que podem ser úteis na discussão da promoção da igualdade de gênero através do envolvimento dos homens na paternidade e no cuidado.

Clique aqui e baixe o Relatório da Situação da Paternidade no Brasil de graça!

*Autor: Leandro Ziotto, pai do Vinícius e co-fundador do 4Daddy.

camisetas 4daddy

Facebook Comments