A velocidade com que o mundo se move nos levará a um futuro onde nossas carreiras terão um tempo de vida extremamente curto, graças ao surgimento de novas profissões. Mas, isso sempre aconteceu, ou não? A resposta é sim.

 

Contudo, a velocidade com que uma carreira substituirá a outra será feita em tempo recorde, já que o mundo não para de acelerar.

 

Segundo Ray Kurzweil, um dos maiores futuristas da atualidade, os próximos 100 anos trarão mais inovações do que tivemos nos últimos 20.000 anos. A diferença é abissal.

Cerca de 60% das profissões que dominarão o mercado de trabalho nos próximos 10 anos sequer existem. É o que prevê Thomas Frey, do DaVinci Institute.

 

Especialistas apostam que 40% das empresas existentes no mercado desaparecerão em uma década.

 

Teremos um mundo VUCA: volátil (a alta velocidade e a intensidade das forças que impulsionam as mudanças), incerto (sofre de imprevisibilidade), complexo (muitos fatores estão envolvidos em qualquer transformação) e ambíguo (existem diferentes maneiras e pontos de vista para entender e analisar os fatos), do acrônimo original em inglês.

 

Sabe o conceito de ensino profissionalizante que prepara o profissional para o mercado de trabalho? Ele começa a ser ameaçado. Alguns cursos correm o risco de capacitar pessoas para empregos que deixarão de existir.

 

Isso significa que as universidades devem rever o seu modelo de educação e formar pessoas que saibam resolver problemas que ainda não existem, e não o contrário.

Muitas pessoas estão com medo do futuro. Com todos os filmes de ficção científica que retrata a tecnologia como o mal, e vamos ser honestos , é fácil desenvolver algum paranóia sobre os perigos à frente.

 

No entanto , grande parte da tecnologia de hoje está nos dando atributos super- humanos. A mesma tecnologia que é culpada por eliminar nossos empregos , também está nos dando capacidades além dos nossos sonhos .

Temos acesso instantâneo a amigos e familiares , acesso instantâneo a respostas para quase qualquer pergunta que fazemos , e entretenimento instantâneo ou nunca ficamos entediados .

 

*Autor: Carlos Eduardo Coan Junior é administrador de empresas com pós graduação em Marketing pela ESPM. Mais de 25 anos de experiência profissional na área comercial e de desenvolvimento de pessoas e treinamento, em empresas de forte expressão no mercado nos ramos de varejo, indústria e serviços.Atualmente é Diretor na consultoria Coan Inovação + Gestão. Twitter:@coanbrasil e-mail: carlos@coan-ig.com

carreira

Facebook Comments