[Políticas Públicas] – VII Simpósio Internacional de Desenvolvimento da Primeira Infância

A VII edição do Simpósio Internacional de Desenvolvimento da Primeira Infância se aproxima! O evento acontecerá no dia 7 de novembro de 2017, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza/CE e abordará o tema “Práticas efetivas para uma política integrada”. O objetivo dessa edição é contribuir para o aprofundamento da reflexão sobre como potencializar o impacto das políticas públicas para a primeira infância, em especial no tocante à integração e à qualificação da atenção a partir da necessidade das crianças e famílias no território.  A programação completa está disponível em: http://simposio.ncpi.org.br

O que é Primeira Infância?

A primeira infância é o período que compreende o nascimento e os primeiros seis anos de vida da criança. É uma etapa muito importante para o desenvolvimento e as experiências dessa época são levadas para o resto da vida – mesmo aquelas que acontecem durante a gestação ou enquanto o bebê é pequeno, ainda não sabe falar e nem tem memória apurada dos fatos que acontecem à sua volta.

Durante a primeira infância, a criança passa por processos de desenvolvimento importantes, que são influenciados pela realidade em que está inserida. Entre esses processos estão o crescimento físico, o amadurecimento do cérebro, a aquisição dos movimentos, o desenvolvimento da capacidade de aprendizado e a iniciação social e afetiva.

Estudos mostram que quando as condições para o desenvolvimento durante a primeira infância são boas, maiores são as probabilidades de a criança alcançar o melhor de seu potencial, tornando-se um adulto mais equilibrado, produtivo e realizado. Com base nisso, a Fundação Maria Cecilia adotou a seguinte visão: desenvolver a criança para desenvolver a sociedade.


Leia também:


O Simpósio

O Simpósio Internacional de Desenvolvimento da Primeira Infância tem como tema este ano “Práticas efetivas para uma política integrada” e é voltado às lideranças do setor público*. O Simpósio é uma iniciativa do Núcleo Ciência pela Infância e está em sua 7ª edição.

O público-alvo do evento presencial neste ano são lideranças do setor público (Prefeitos, Governadores, Secretários estaduais, Secretários municipais, Senadores, Deputados Federais, Deputados Estaduais, Vereadores, Desembargadores, Juízes, Promotores públicos e Defensores públicos…). O evento também será transmitido ao vivo e todos estão convidados a participar, acesse o site para mais informações.

Demais públicos interessados no Simpósio podem organizar Simpósios Satélites ou assistir a Transmissão Online.

Simpósios Satélites

Basta ter um computador, uma boa conexão de internet e uma sala para receber o seu grupo. Para informações completas baixe o guia de organização de simpósios satélites.
Cadastre o seu simpósio, convide a sua equipe e junte-se a nós por essa causa!

Transmissão On Line

Acesse o site do simpósio no dia do evento e acompanhe ao vivo. Você poderá participar enviando perguntas para os palestrantes.

Registre-se aqui para receber informações sobre a transmissão ao vivo do simpósio.

Mais informações em simposio.ncpi.org.br.

*Autor: Leandro Ziotto, pai do Vinícius e co-fundador do 4daddy.

Facebook Comments