8 de janeiro de 2018 4daddy

Pai, dê o peito para o seu filho

Pai, dê o peito para o seu filho

A mãe é a protagonista na hora de amamentar, mas também tenho convicção de que a mulher não amamenta sozinha. É preciso muito apoio e esse papel pode ser exercido pelo companheiro.

Nos centros urbanos, onde vive a maioria da população brasileira, as famílias estão isoladas, diminuindo o contato e a transmissão das experiências das mulheres que já amamentaram, por isso é imprescindível promover rodas de conversas, cursos, encontros envolvendo não só as gestantes, mas os ‘casais grávidos’.

É preciso incentivar a participação ativa do pai desde a gestação, já que a figura paterna pode ser decisiva para prolongar o aleitamento. É o que revela a pesquisa desenvolvida por docentes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (FCMMG). O estudo, realizado com famílias do Vale do Jequitinhonha, concluiu que o risco de desmame precoce entre crianças que não moram com o pai é duas vezes superior ao registrado entre aquelas que vivem com ele.


Leia também:


Campanha de Valorização do Cuidado Paterno

Lá atrás, em 2003, o portal aleitamento.com, criou a “Campanha de Valorização do Cuidado Paterno” que teve como mote: “Pai, dê o peito para o seu filho!”. O objetivo era chamar a atenção da sociedade sobre a importância da participação do homem na amamentação. E dar o peito significa dar colo, trocar fraldas, conversar, ler para o bebê, levar ao posto de saúde, assumir tarefas domésticas e cuidados com outros filhos.

Afinal, a participação do pai desde o início da gestação e o convívio com seus filhos terão repercussões para toda a vida da criança e da família. Acredito que o grande desafio do pai de hoje inclui muitos aspectos. Pai que é pai: acompanha a gestação; o parto e a amamentação; exerce os cuidados cotidianos; é provedor material; ouve; olha nos olhos; brinca; está presente; provê possibilidades de lazer, esporte e cultura; possibilita o acesso aos seus direitos, à saúde e à educação; é ético, não mente e respeita as suas escolhas; garante a sua presença mesmo tendo se separado e, claro, cuida de si próprio.


SOS Volta às Aulas

Clique aqui e conheça o curso que irá te ajudar!


 

*Autor: Dr. Marcus Renato Carvalho, pai da Clara e Sophie, é pediatra há 34 anos, professor na Universidade Federal do RJ, especialista e consultor internacional em amamentação. Editor do portal aleitamento.com e integrante do Grupo de Trabalho “Homens pela Primeira Infância” da Rede Nacional Primeira Infância. Link original do site e parceira Click Bebê: http://bit.ly/2uey8wa
Texto da Parceira CLIK BEBÊ!!!
, , , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WC Captcha − 3 = 7

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Contact

Let's Work Together.

Let’s find out how to work together and create something meaningful or valuable.

+1(001) 123 4567

Design by
Marcel Moerkens