OLHA QUEM ESTA FALANDO!!
E o seu bebe esta crescendo!! Nesse segundo post sobre o desenvolvimento de fala, abordaremos essa fase maravilhosa cheia de descobertas e surpresas. Cada dia uma novidade, uma “gracinha”!!I O primeiro aniversario do bebe esta chegando e ele precisa ser a estrela da festa!!
8-12 Meses
Ao redor de 8 meses, você notará que o seu bebê já tem muitas coisas para dizer! Ele brincará com os sons fazendo “ba ba ba”, “da da da”, “pa pa pa”…já pode significar Papai!!
Você já pode levá-lo para fazer compras com você. Ele vai adorar sentar na cadeira do carrinho do supermercado. Enquanto você escolhe suas coisas, converse com ele, diga por exemplo: Olhe aquelas maçãs! Puxa como isso é bonito! Vamos comprar essa blusa azul! Tem sempre um motivo para iniciar uma conversa.
Se você for dar banho nele, continue conversando, vá explicando o que você irá fazer. Vamos lavar a barriga do bebê! Agora o bracinho! Que cheiro gostoso tem esse sabonete!
Mostre para ele e converse sobre as outras pessoas. Onde está a vovó? Onde está o titio? Olha quem chegou!!
Elimine ambientes muito barulhentos, se você tem o hábito de deixar uma televisão ou rádio ligado o tempo todo, evite! Seu bebê precisa ouvir a sua voz e os sons naturais do ambiente. Converse com ele o tempo todo e prefira musicas relaxantes.
A leitura e sempre muito importante! Reserve sempre um momento para folhear um livro ou mesmo uma revista com seu filho e mostrar figuras, repetindo sons e palavras. Agora que ele já senta e consegue segurar melhor os objetos , ele pode manusear seu próprio livro. Que tal aqueles livrinhos de banho?
O tempo de atenção nessa fase e curto, não exija demais do seu filho. Quando você perceber que ele perdeu a atenção, mude de atividade ou continue mais tarde.
O QUE ESPERAR PARA ESSA IDADE?
– Reconhece nomes
– Fala “mama”, “papa”(não especificamente) e mais 2-3 palavras
– Imita sons familiares
– Entende ordens simples
– Reconhece palavras como símbolos: quando um cachorro late diz “au au”
– Continua balbuciando consoantes
– Grita, vocaliza para chamar atenção
– Acena para dizer ‘tchau”
– Demonstra compreensão de algumas palavras e situações através de gestos e apontando
*Autora: Claudia de Cássia Ramos (Tema: Alimentação Coercitiva): Fonoaudióloga clínica atua nas áreas de motricidade oral, fala, linguagem e dificuldades alimentares. Integra a equipe do Centro de Dificuldades Alimentares do Instituto PENSI, Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Infantil Sabará. Realiza atendimento clinico, pesquisa e publicações na área. Escreve no blog www.falandosobrealimentacao.com.
4daddy
4.5