12 de maio de 2017 4daddy

Já é consenso! Criança precisa de proteção

Já é consenso! Criança precisa de proteção

Mobilização de programa Criança e Consumo, do Alana, visa sensibilizar os deputados da Comissão de Defesa do Consumidor para retirada de parágrafo que diminui proteção da criança frente à publicidade infantil; sociedade também pode participar da campanha em prol dos direitos das crianças

A Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados deve avaliar, neste mês, o Projeto de Lei 3515/2015, que traz mudanças no Código de Defesa do Consumidor (CDC) para atualizar regras de prevenção ao superendividamento. Apesar de não ser o foco do projeto, a proteção da criança frente à publicidade abusiva pode ser enfraquecida por uma alteração na redação do artigo 37, do CDC, sugerida pelo relator do projeto, o deputado Eli Corrêa Filho (DEM/SP), em parecer apresentado no último dia 28 de abril.

detox-digital

Clique AQUI e conheça o curso que irá libertar seu filho do vício da tecnologia em 21 dias.

Campanha exige alteração do PL 3515 para proteger crianças da publicidade infantil

Hoje o artigo 37 do Código define, em seu parágrafo 2º, como abusiva, portanto ilegal, a publicidade que ‘se aproveite da deficiência de julgamento e experiência da criança’. O relatório do deputado Eli Corrêa Filho acrescenta um parágrafo 4º à atual redação do artigo 37, o que diminuiria o conceito de abusividade da publicidade voltada à criança e deixaria a criança mais desprotegida frente à comunicação mercadológica.

A fim de sensibilizar os deputados a excluírem este parágrafo 4º do artigo 37 do CDC, o programa Criança e Consumo, do Alana, lançou a campanha ‘Já é consenso! Criança precisa de proteção’. A sociedade também pode apoiar e participar dessa mobilização, enviando um e-mail, por meio do site da campanha, para todos os deputados integrantes da Comissão de Defesa do Consumidor.


Leia também:


“O tema da publicidade infantil é de suma importância para a sociedade, e não pode ser abordado de forma tão breve e injustificada em um projeto tão extenso como esse. A eventual aprovação deste parágrafo 4º contrariaria o entendimento recente apresentado pelo ministro do Superior Tribunal de Justiça, Herman Benjamin, que julgou a publicidade dirigida à criança como abusiva, portanto, ilegal, a partir de um embasamento no artigo 37 do Código de Defesa do Consumidor”, explica Renato Godoy, assessor de relações governamentais do Alana.

Vale lembrar que a Associação Brasileira de Indústrias de Refrigerantes e Bebidas Não – Alcoólicas (ABIR), a Coca-Cola, a empresa alimentícia MARS, a empresa de materiais escolares Mercur, e o canal infantil Zoomoo, são exemplos de segmentos da indústria ou de empresas que já firmaram acordos em que se comprometem a não realizar publicidade direcionada para o público de até 12 anos, por reconhecerem a necessidade da proteção integral e de sua hipervulnerabilidade.

*Autor: Leandro Ziotto, pai do Vinícius e co-fundador do 4daddy. Fonte: Instituto Alana.

camisetas 4daddy

, , , ,

Comments (2)

  1. Não só as crianças mas todos nós!
    O que precisamos e mostrar para a Câmara dos Deputados, que a sociedade esta atenta a suas decisões. Independente de partido pólico o que deve prevalecer e o bem-estar da sociedade.
    E sim criança precisa de proteção

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WC Captcha 50 − 46 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Contact

Let's Work Together.

Let’s find out how to work together and create something meaningful or valuable.

+1(001) 123 4567

Design by
Marcel Moerkens

Verified by MonsterInsights