Humor: Dicas rápidas para convivência com  sogra

Para muitas pessoas a convivência com a sogra não é nada fácil! Sempre cheio de rixas e estresse! Por outro lado, outras pessoas possuem uma intimidade super saudável, como é o meu caso, com a sogra e a tem como uma segunda mãe. Ta bom, ta bom!!! Lógico que temos nossas diferenças, mas não posso reclamar. Ela é muito bacana comigo, temos sim personalidades diferentes, mas nos damos muito bem sim!!! Mas em geral, as pessoas não conseguem reconhecer os limites de suas relações, seja a sogra ou o próprio genro/nora. Invadem a vida do “outro” mais que o necessário, o que provoca muitos problemas de relacionamentos. As pessoas (sogra e nora/genro) precisam limitar a sua presença no cotidiano do outro e ter de forma clara até aonde vai a sua relação com o “outro”.

As sogras em muitos casos acham que possuem todos os direitos para invadir o relacionamento de seus filhos e intrometer.  Não é nada agradável ter qualquer pessoa intrometendo na vida de ninguém. Como driblar os problemas com sogra? Quais os segredos das pessoas que convivem bem com a sogra?

problema com a sogra

É fundamental limitar os espaços e ter de forma clara até aonde vai a relação um com o “outro”.

________________________________________________________________________________

Leita também:

________________________________________________________________________________

Dicas preciosas

Então para os Daddys com problemas “sogrísticas”, veja algumas dicas do Portal 4Daddy para você conviver super bem com sua sogrinha!

  1. Nunca entre em competição com sua sogra: Lembre-se! De certa maneira, a família pesa mais em uma balança. Isso não significa que a sogra é mais importante que você, mas ela provavelmente, conviveu com o filho(a) muito mais que qualquer pessoa. Então Zé Mané, não force a barra, a veia tem o poder na família!!!!…rs
  2. Intimidade com ressalvas.Como diz m velho ditado: “Intimidade só gera filho e confusão”. Intimidade do casal deve ser preservada acima de tudo. Se você dá intimidade, também concede liberdade para que ela entre em sua vida. Reserve-se e seja discreto com relação ao seu cotidiano (seja o filho, genro/nora). Não dê espaço para que ela entre demais na vida do casal.
  3. Dê atenção à sogra. Esse é um importante item para você mudar o seu convívio com sua sogra. Costume recebê-la da melhor forma possível, com respeito, educação e afeto. Com um tempo, isso pode mudar e fazer com que ela lhe veja com outros olhos e até melhore a convivência entre vocês.
  4. Deixe a sogra falar por um ouvido e sair pelo outro.Algumas sogras têm a mania de falar o que e como tudo deve ser feito na vida do casal. Ou seja, intrometer em tudo. Deixe que fale até babar! Você não precisa fazer absolutamente nada do que ela diz. Não a confronte! Concorde no momento, mas depois faça do seu jeito! No final é o casal organiza a sua vida! Não ela! Lembre-se disso!
  5. Não peça o(a) filho(a) para escolher!Não!!!! Por favor não faça essa burrice….. não dá para escolher entre a sogra ou a pessoa que você está. Obviamente, ninguém precisa escolher entre um ou outro, pois são relacionamentos totalmente distintos. Isso é muito infantil. Por isso, nem pense em tentar afastar o filho (ou filha) da mãe (sua sogra). Isso nunca funciona!
  6. Faça agrados para sua sogra, especialmente em datas comemorativas (aniversário, natal e afins).Quem não gosta de um agrado? Todos gostam! Ás vezes compre ou faça algo que sabe que ela possa gostar. Pode ser um vaso ou ramalhete de flores, um passeio em família, sair pra almoçar ou jantar fora, presentear com bombons. Claro que isso a deixa feliz! Pequenos gestos mudam muita coisa!
  7. Faça visitas a ela e a convide para visitá-la(o).Nem pense em sumir da casa da sua sogra! Faça visitas para sua sogra, seja para almoçar ou simplesmente vê-la. Além disso, chame sua sogra para visitar a casa do casal também. Embora possa ser um grande desgaste, é muito importante para que ela se sinta aceita, incluída, parte da vida do (a) filho (a). Com certeza também é muito importante para o filho(a). Não precisa ser frequentemente!
  8. Finja não se importar.Se sua sogra falar coisas que lhe ofenda, que lhe deixe irritada(o) ou que faça você ficar triste, tente parecer que não está ligando para isso. Não mude seu semblante para ar de “raiva” ou qualquer outra coisa! Sorria e tenha jogo de cintura! No decorrer do tempo, ela desiste. E mesmo se isso não acontecer, você vai se acostumar a lidar com isso de uma maneira tão leve que realmente não vai se importar com nada disso!

Agora levante do sofá e vá praticar. Só a pratica leva a perfeição!!!

*Autor: Leandro Crespo Ziotto, pai do Vinícius e co-fundador do Portal 4Daddy.

 

Facebook Comments