Também conhecida como cárie de mamadeira, a cárie em bebês constitui um grave problema, que pode destruir os dentes de seu bebê – mas o problema pode ser evitado.

Qual a causa da cárie na infância?

 

* Deixar seu bebê dormir com uma mamadeira pode ser uma causa. Quando seu bebê está dormindo, os líquidos que têm açúcar permanecem em volta dos dentes e podem causar cárie. Até mesmo o leite materno e o de fórmulas contém açúcar.

* Amamentação prolongada na mãe ou permitir que seu bebê adormeça enquanto se alimenta e mesmo permitir que sua criança fique o tempo todo com a mamadeira, são outras causas.

Coloque a criança na cama sem mamadeira
Sua criança pode adormecer sem uma mamadeira! Siga cinco dicas para tentar:

* Deixe sua criança levar uma manta, ursinho, boneca, ou brinquedo favorito de “segurança” para a cama.
* Cante ou toque uma música tranquila, baixinho.
* Segure ou balance sua criança.
* Faça uma massagem nas costas da sua criança para ajudá-la a relaxar.
* Leia ou conte uma história para a sua criança.

Quais são os efeitos da cárie na infância?
* Perda de dentes
* Problemas de fala (Nos casos mais graves, os dentes de leite anteriores dos bebês podem ser acometidos pela cárie dentária, podem perder quase toda a coroa dental, e isso poderia prejudicar a fala da criança, uma vez que nessa fase ela está aprendendo essa função, e alguns fonemas são realizados com o auxílio desses dentes)
* Dentes permanentes tortos
* Dor muito forte
* Baixa auto-estima

Seis modos de evitar o problema
* Habitue-se a colocar seu bebê na cama sem uma mamadeira.
* Nunca coloque seu bebê na cama com uma mamadeira contendo fórmula, leite, suco, água com açúcar ou refrigerante. Se seu bebê precisar tomar uma mamadeira para adormecer, encha-a com água.
* Não permita que sua criança fique o tempo todo com a mamadeira.
* Limpe a gengiva e os dentes da sua criança depois de qualquer alimentação com um pequeno pano úmido e macio ou um pedaço de gaze. Com crianças mais velhas, use uma escova dental com cerdas macias para escovar seus dentes.
* Comece a ensinar sua criança a usar um copo já com nove meses de idade. Troque a mamadeira do seu bebê por um copo de treinamento já na idade de 1 ano.
* Pergunte ao seu médico ou dentista para ter certeza que sua criança está recebendo a quantidade diária correta de flúor.

“A saúde e o sorriso brilhante dos dentes do seu filho dependem de você”

*Autor: Leandro Crespo Ziotto, empreendedor e fundador do Portal 4DADDY. Artigo fornecido pela Colgate-Palmolive. Copyright 2015 Colgate-Palmolive. Todos os direitos reservados. Link: original: http://bit.ly/1SZKvCt

timthumb

Facebook Comments