[Campanha] – Olhar das crianças sobre Sampa!

A campanha “Qual o olhar da criança sobre Sampa”, lançada este mês, convida os responsáveis por crianças de 0 a 6 anos de idade a saírem com suas crianças para que elas fotografem o que mais gostam e menos gostam na cidade, no bairro, na igreja, na escola, em casa ou qualquer lugar que elas tenham o que dizer.

Quais são suas necessidades e desejos? O que as deixa mais felizes na cidade? Onde gostam de passar o tempo e qual a condição desse espaço? Essas perguntas motivaram a Rede Conhecimento Social, em parceria com a Rede Nossa São Paulo, a desenhar esta campanha, que é parte de um projeto mais amplo para criação de um observatório da primeira infância. O objetivo da ação é promover a importância de valorizar a percepção das crianças sobre a cidade dentro do próprio observatório, que é apoiado pela Fundação Bernard van Leer.

Para mandar as fotos é só acessar o formulário (https://pt.surveymonkey.com/r/olhardascriancas). Todos os participantes podem escolher se suas fotos serão ou não publicadas no observatório, podendo mandar suas contribuições até o dia 30 de junho de 2017. Os participantes podem ainda manifestar seu interesse em fazer parte de um grupo de conversa e reflexão sobre algumas fotos enviadas, com 20 crianças acompanhadas de seus responsáveis.

Campanha é um convite para crianças de 0 a 6 anos mostrarem seu ponto de vista sobre a cidade de São Paulo

Para crianças muito pequenas a proposta é que os pais registrem os lugares que costumam frequentar com seus bebês, espaços que considerem acolhedores ou que apresentem algumas barreiras para garantir uma vida saudável e plena para suas as meninas e meninos. A campanha prevê ainda a participação de gestantes, que queiram mostrar o que a cidade oferece de positivo e negativo para este período pré-natal.


Leia também:


Sobre o observatório

O objetivo do observatório da primeira infância é organizar indicadores sobre as condições de vida de crianças entre 0 e 6 anos abordando temas como saúde, educação, uso da cidade, infraestrutura e planejamento urbano, consumo responsável, cultura, esporte, economia criativa e sustentável e equidade social.

O trabalho está em desenvolvimento e é inspirado no Programa Cidades Sustentáveis, da Rede Nossa São Paulo, Urban 95, da Fundação Bernard Van Leer, e nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS).

A Rede Conhecimento Social é uma organização sem fins lucrativos, que tem como missão promover a construção participativa de conhecimento, estimulando e conectando pessoas, grupos, organizações e seus saberes, para gerar mobilização e transformação social.

A Rede Nossa São Paulo é uma entidade que reúne 700 organizações da sociedade civil que procura comprometer a sociedade e sucessivos governos com uma agenda e um conjunto de metas a fim de oferecer melhor qualidade de vida para todos os habitantes da cidade.

Oficina “Olhar das Crianças sobre Sampa”

Depois de lançar a campanha Olhar das Crianças sobre Sampa, agora é hora de juntar xs pequenxs, suas famílias e/ou educadorxs para fazer uma exploração pelo bairro registrando o que chama a atenção das crianças e depois conversar sobre o que elas viram.

Esta é uma etapa participativa na construção do Observatório da Primeira Infância para a cidade de São Paulo.

Confirme sua presença no evento, que será neste sábado: http://bit.ly/2sftJLz

Autor: Leandro Ziotto, pai do Vinícius e co-fundador do 4daddy.

camisetas 4daddy

Facebook Comments