Campanha de Vacinação: As Vacinas do seu filho estão em dia?

Papais, mamães e cuidadores, seus filhos(as) estão com as vacinas atrasadas?! Ou vocês não tem certeza se eles precisam tomar mais alguma dose, essa é a hora de levá-lo ao posto de saúde e colocar a caderneta em dia. O Ministério da Saúde lançou nesta terça-feira (13 de setembro) a Campanha Nacional de Multivacinação com o objetivo de mobilizar pais e responsáveis a levarem as crianças para atualizar o cartão de vacinação.

A ação será voltada para menores de 5 anos, crianças de 9 anos e adolescentes entre 10 e 15. Um total de 19,2 milhões de doses extras de 14 vacinas foram enviadas para as unidades de saúde de todo o país. Basta levar seu filho ao posto de saúde para o médico avaliar se ele precisa tomar alguma dose e orientá-lo sobre o calendário de vacinação.

Em janeiro de 2016 o Ministério anunciou alterações no esquema vacinal de quatro tipos de imunizações: poliomielite, HPV, meningocócica C (conjugada) e pneumocócica 10 valente.

campanha de vacinação

Mantenha a carteirinha de vacinação do seu filho(a) atualizada.

Mudanças no Esquema Vacinal do seu filho(a).

O Ministério da Saúde anunciou em Janeiro de 2016 mudanças no calendário de vacinação das crianças. Foram alteradas as doses de reforço para vacinas infantis contra meningite e pneumonia, o esquema vacinal da poliomielite e o número de doses da vacina de HPV.

________________________________________________________________________________

Leia também:

________________________________________________________________________________

BAIXE AQUI O CALENDÁRIO DE VACINAÇÃO ATUALIZADO DE 2016 DO 4DADDY

________________________________________________________________________________

Confira as mudanças em relação a cada uma das vacinas:

Pneumonia

Para os bebês, a principal diferença no calendário será a redução de uma dose na vacina pneumocócica 10, que protege os pequenos contra a pneumonia. A partir de agora, ela será aplicada em duas doses, aos 2 e 4 meses, seguida de reforço preferencialmente aos 12 meses, mas que poderá ser tomado até os 4 anos. Anteriormente, o esquema contava com três doses, aos 2, 4 e 6 meses mais o reforço. Em nota, o Ministério da Saúde justifica que a recomendação foi tomada com base em estudos que provam que o novo esquema é tão eficiente quanto o anterior.

Meningite

A vacina meningocócica C (conjugada), que protege as crianças contra a meningite causada pelo meningococo C também sofreu alterações de calendário. O reforço, que anteriormente era aplicado aos 15 meses, passa a ser aplicado aos 12 meses, preferencialmente, podendo ser feito até os 4 anos. As primeiras doses da meningocócica continuam sendo dadas aos 3 e aos 5 meses.

campanha de vacinação

O acompanhamento do calendário de vacinação é importante para proteger seus filhos de doenças.

Poliomelite

A terceira dose da vacina contra a poliomelite, que era dada por via oral, passa a ser injetável. Não há mudanças em relação às datas. As três primeiras doses continuam dadas aos 2, 4 e 6 meses de vida e os reforços por via oral aos 15 meses e 4 anos.

HPV

A vacina contra o papiloma vírus humano (HPV), que aplicada em três doses passa a ter apenas duas. Meninas de 9 a 13 anos podem ser vacinadas gratuitamente e devem tomar a segunda dose da vacina seis meses depois da primeira. De acordo com o Ministério da Saúde, estudos recentes mostram que o esquema com duas doses apresenta uma resposta de anticorpos em meninas saudáveis de 9 a 14 anos não inferior quando comparada com a resposta imune de mulheres de 15 a 25 anos que receberam três doses.

Para entender melhor nós do 4DADDY criamos um infográfico com a esquemática da vacinação desde o recém nascido até o idoso, bem didática e explicativa, aproveite:

IMPORTANTE: Mantenha sempre a carteirinha de seu filho(a), e inclusive a sua, atualizadas, para se protegerem de doenças.

*Autor: Leandro Ziotto, pai do Vinícius e co-fundador do Portal 4Daddy. Fonte: Portal da Saúde do Ministério da Saúde (http://portalsaude.saude.gov.br/).

________________________________________________________________________________

BAIXE AQUI O CALENDÁRIO DE VACINAÇÃO ATUALIZADO DE 2016 DO 4DADDY

________________________________________________________________________________

Facebook Comments