A presença da tecnologia na vida de nossos filhos
A tecnologia é onipresente e não há como escapar disso. Somos atraídos para a tecnologia em todas as suas formas: celulares, carros, TV, jogos, etc.
Diante de tanta facilidade, cores, interatividade e informação está cada vez mais difícil desconectar desse mundo virtual e ligar no mundo real, conversar e interagir com as pessoas e ser verdadeiramente presente sem a interferência tecnológica.
As relações familiares mudaram muito. Os pais têm que competir com o telefone, TV, ou um jogo de vídeo para a atenção e tempo de seus filhos. Ou talvez seja o contrário, os filhos é quem disputam a atenção dos seus pais.
As mudanças familiares causada pelas tecnologias
A verdade é que as tecnologias trouxeram um desequilíbrio que precisa rapidamente ser eliminado pelos pais, não somente pela convivência familiar, o que já seria um excelente motivo, mas também porque o excesso de tecnologia afeta a saúde das nossas crianças (obesidade por exemplo), o sono, o desempenho acadêmico, habilidades sociais, autoestima e muito mais.
Os maiores especialistas parentais, psicoterapeutas, neurocientistas, educadores e pediatras concordam que precisamos ajudar os nossos filhos. Por isso quero dizer que ajudar as crianças e adolescentes a pensarem em alternativas para o uso das tecnologias é o que vai garantir um futuro com mais equilíbrio para eles.
Decidir em conjunto sobre as regras relativas ao tempo de tela e fazer um compromisso com os filhos é o ideal. Quando os filhos participam na decisão, é fácil para eles cumprirem as mudanças.
Por exemplo, sugerir alternativas para jogos eletrônicos como jogar Lego, andar de bicicleta, pular corda, skate, patins e muito mais. Devemos pensar em conjunto com nossos filhos sobre as suas alternativas tecnologia e adicioná-lo ao acordo da tela.
Não lute contra a tecnologia, use-a como aliada
Lembre-se que nossos filhos nasceram para uma vida de tecnologia. Não lute contra isso, equilibre-a. Abraçar a necessidade dos filhos de usar e se comunicar através de seus dispositivos, manter a comunicação com eles aberta, e certificar-se de equilibrar o tempo online e o tempo de vida real.
E é essa a proposta do Detox Digital, que está ajudando centenas de famílias a fazer exatamente isso. Espero que você confie de que ela pode ajudar a sua também.
*Autora: Jacqueline Vilela Gomes Kikuti, Administradora e Master Coach, Coaching para Pais e Filhos: Dar ferramentas aos pais para ajudar os filhos na escolha profissional e aos jovens a oportunidade de descobrir os talentos e contribuir com o Mundo. E-mail: jacqueline@laboratoriodetalento.com.br