4º Seminário de Mães – Um dia de bate papo e desconstruções
O 4daddy esteve no último sábado, dia 05/05/18, no 4º Seminário de Mães que ocorreu no Maksoud Plaza na capital paulistana.
O Seminário que nasceu em BH, teve sua mudança para terras paulistas no ano passado, devido ao crescimento exponencial do seminário. Organizado pela Canguru Online, Sou Mãe e Top Mothers, o evento vem surpreendendo a cada ano pela bela organização e principalmente pela curadoria dos temas abordados.
Quem quiser saber mais sobre o Seminário de Mães do ano passado, clique aqui.
Participamos como apoiadores do evento pelo segundo ano consecutivo! Como convidado e minoria (os homens presentavam apenas 14% da audiência do seminário) assisti a tudo com muita humildade. A humildade de um homem em desconstrução, que tenta entender o seu novo lugar e posição na nova dinâmica familiar e social do mundo moderno.
Os palestrantes e temas foram muito pertinentes e felizes em serem escolhidos, devido a urgência da discussão e abordagem, como: educação alimentar, descontruções sociais, métodos de aprendizagem e etc.
Segue abaixo os temas e palestrantes convidados:
Comida de verdade para toda a família
Quem abre o dia é a famosa Rita Lobo, que além de mostrar a simpatia já conhecida, mostra o seu lado mais social. Onde fala dos seus estudos junto Governo, Ministério da Saúde e órgãos internacionais que tratam sobre a grande epidemia do momento: A obesidade da população mundial, principalmente crianças.
O ponto forte da palestra foi a simplicidade das suas explicações principamente em desmistificar mitos sobre alimentação saudável precisa ter restrições e tratamentos radicais, onde valorizou o nosso famoso “arroz com feijão”, dizendo ser o conjunto mais nutricional do mundo.
Salientou também o perigo dos alimentos ULTRA-PROCESSADOS, que na verdade, passam longe, de serem alimentos de verdade.
Palestrante: Formada em gastronomia, é a idealizadora do Panelinha, primeiro site de receitas testadas exclusivamente para internet brasileira.
De lá pra cá, publicou quatro livros: “Cozinha de Estar”, “Culinária para Bem Estar – Receitas AntiTPM”, “A Conversa Chegou a Cozinha – Crônicas e Receitas” e o best-seller “Panelinha – Receitas que Funcionam”. É apresentadora do canal pago GNT.
Em 2017 lançou o projeto “Introdução Alimentar para Bebês”. Uma parceria do Panelinha com o Nupens (Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde), da Faculdade de Saúde Pública da USP.
Seja uma mãe resiliente, crie uma criança resiliente
Palestrante: Lorraine Thomas, considerada a pioneira no trabalho de coaching para pais, a especialista inglesa é autora de best-sellers publicados na Inglaterra e nos Estados Unidos. É consultora da Walt Disney para a produção do roteiros de filmes infantis, destacando-se a animação “Divertidamente”.
Família em Movimento
Palestrante: Marcio Atalla, formado em educação física com especialização em treinamento de atletas de alto nível, Marcio Atalla é hoje um dos profissionais mais influentes e respeitados na área de saúde do país. Responsável pelo “Na Medida Certa”, quadro exibido no programa “Fantástico”, da Rede Globo, ele tornou-se conhecido nacionalmente por mudar o estilo de vida de celebridades e pessoas anônimas em diferentes edições do quadro. Em 2016, Márcio lançou seu programa mais audacioso: mudar os hábitos de uma cidade inteira, Jaguariúna, no interior de São Paulo, para reduzir os custos com saúde e melhorar o estilo de vida de uma população com 50 mil habitantes. Os resultados do projeto alimentaram um estudo científico sobre intervenção populacional com foco na melhora da saúde.
O que nenhuma escola pode fazer pela aprendizagem do seu filho – mas você pode!
Palestrantes: Roberta e Tais Bento, que são Educadoras e especialistas em neurociência cognitiva, elas são autoras do livro e fundadoras do site “Socorro, Meu Filho Não Estuda”, onde oferecem dicas de como ajudar os filhos a manter a paixão pelo aprender. Mãe e filha que se tornaram também sócias, elas são consultoras de várias instituições de ensino no País.
Desconstruindo modelos
Palestrantes: Diretora e protagonista, respectivamente, do premiado filme “Como nossos pais”, Laís Bodanzky e Maria Ribeiro saíram de mãos cheias do último Festival de Cinema de Gramado. A primeira levou as estatuetas de melhor filme e melhor direção pelo longa que propõe uma discussão sobre o modelo de família que herdamos dos nossos pais, sob a ótica de uma mãe de duas pré-adolescentes. Já a segunda, levou o prêmio de melhor atriz pelo papel de Rosa. Paulistana, Laís é cineasta e roteirista e tem no currículo o também premiado “Bicho de Sete Cabeças”, além de ser idealizadora de um projeto de cinema itinerante que levou a telona a mais de 100 cidades no interior do Brasil. Carioca, Maria construiu uma carreira com papéis de destaque na televisão, no teatro e no cinema. Já atuou também como diretora de cinema e foi apresentadora do programa “Saia Justa”, do canal pago GNT.
Mediadora
Ivana Moreira: Colunista da rádio BandNews FM e do jornal Metro, diretora da Canguru (plataforma de conteúdo sobre primeira infância).
Conclusão
Ao término do seminário, todos e todas, que fortemente resistiram o longo dia de palestras, saíram com dois sentimentos: um bom que é a motivação que estavam ali todos pelo caminho certo. Pais e mães unidos para criarmos filhos e filhas que poderão fazer um mundo melhor. E um sentimento ruim, ou nem tanto, que esse caminho é longo e que será, as vezes doloroso. Pois será recheado de culpa, medos, desafios, e enfrentamento de uma cultura machista e conservadora que ainda aprisiona, principalmente mães, sobre o que é o CORRETO ou CERTO em se fazer para criar uma criança.
Eu, esse homem em eterna desconstrução, que vos escreve, acredito que estejamos passando pela mudança mais histórica referente a PARENTABILIDADE, onde mulheres lutam pela sua revolução externa, conquistando lugares e posições antes negadas a elas, e uma revolução interna, dos homens, que precisam urgentemente se reposicionarem nesse novo mundo que está se formando.
Como já dizia um ditado indígena: “Precisa-se de toda uma aldeia para se criar uma criança!”
*Autor: Leandro Ziotto, pai do Vinícius e fundador do 4daddy.