4º Seminário de Mães – Um dia de bate papo e desconstruções

O 4daddy esteve no último sábado, dia 05/05/18, no 4º Seminário de Mães que ocorreu no Maksoud Plaza na capital paulistana.

O Seminário que nasceu em BH, teve sua mudança para terras paulistas no ano passado, devido ao crescimento exponencial do seminário. Organizado pela Canguru Online, Sou Mãe e Top Mothers, o evento vem surpreendendo a cada ano pela bela organização e principalmente pela curadoria dos temas abordados.

Quem quiser saber mais sobre o Seminário de Mães do ano passado, clique aqui.

Participamos como apoiadores do evento pelo segundo ano consecutivo! Como convidado e minoria (os homens presentavam apenas 14% da audiência do seminário) assisti a tudo com muita humildade. A humildade de um homem em desconstrução, que tenta entender o seu novo lugar e posição na nova dinâmica familiar e social do mundo moderno.

Os palestrantes e temas foram muito pertinentes e felizes em serem escolhidos, devido a urgência da discussão e abordagem, como: educação alimentar, descontruções sociais, métodos de aprendizagem e etc.

Segue abaixo os temas e palestrantes convidados:

Comida de verdade para toda a família

Quem abre o dia é a famosa Rita Lobo, que além de mostrar a simpatia já conhecida, mostra o seu lado mais social. Onde fala dos seus estudos junto Governo, Ministério da Saúde e órgãos internacionais que tratam sobre a grande epidemia do momento: A obesidade da população mundial, principalmente crianças.

O ponto forte da palestra foi a simplicidade das suas explicações principamente em desmistificar mitos sobre alimentação saudável precisa ter restrições e tratamentos radicais, onde valorizou o nosso famoso “arroz com feijão”, dizendo ser o conjunto mais nutricional do mundo.

Salientou também o perigo dos alimentos ULTRA-PROCESSADOS, que na verdade, passam longe, de serem alimentos de verdade.

Palestrante: Formada em gastronomia, é a idealizadora do Panelinha, primeiro site de receitas testadas exclusivamente para internet brasileira.

De lá pra cá, publicou quatro livros: “Cozinha de Estar”, “Culinária para Bem Estar – Receitas AntiTPM”, “A Conversa Chegou a Cozinha – Crônicas e Receitas” e o best-seller “Panelinha – Receitas que Funcionam”. É apresentadora do canal pago GNT.

Em 2017 lançou o projeto “Introdução Alimentar para Bebês”. Uma parceria do Panelinha com o Nupens (Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde), da Faculdade de Saúde Pública da USP.

Seja uma mãe resiliente, crie uma criança resiliente

Palestrante: Lorraine Thomas, considerada a pioneira no trabalho de coaching para pais, a especialista inglesa é autora de best-sellers publicados na Inglaterra e nos Estados Unidos. É consultora da Walt Disney para a produção do roteiros de filmes infantis, destacando-se a animação “Divertidamente”.

Família em Movimento

Palestrante: Marcio Atalla, formado em educação física com especialização em treinamento de atletas de alto nível, Marcio Atalla é hoje um dos profissionais mais influentes e respeitados na área de saúde do país. Responsável pelo “Na Medida Certa”, quadro exibido no programa “Fantástico”, da Rede Globo, ele tornou-se conhecido nacionalmente por mudar o estilo de vida de celebridades e pessoas anônimas em diferentes edições do quadro. Em 2016, Márcio lançou seu programa mais audacioso: mudar os hábitos de  uma cidade inteira, Jaguariúna, no interior de São Paulo, para reduzir os custos com saúde e melhorar o estilo de vida de uma população com 50 mil habitantes. Os resultados do projeto alimentaram um estudo científico sobre intervenção populacional com foco na melhora da saúde.


Socorro, meu filho não estuda!

Clique AQUI e e descubra como ser o agente transformador da “vida escolar” do seu filho(a)!


O que nenhuma escola pode fazer pela aprendizagem do seu filho – mas você pode!

Palestrantes: Roberta e Tais Bento, que são Educadoras e especialistas em neurociência cognitiva, elas são autoras do livro e fundadoras do site “Socorro, Meu Filho Não Estuda”, onde oferecem dicas de como ajudar os filhos a manter a paixão pelo aprender. Mãe e filha que se tornaram também sócias, elas são consultoras de várias instituições de ensino no País.

Desconstruindo modelos

Palestrantes: Diretora e protagonista, respectivamente, do premiado filme “Como nossos pais”,  Laís Bodanzky e Maria Ribeiro saíram de mãos cheias do último Festival de Cinema de Gramado. A primeira levou as estatuetas de melhor filme e melhor direção pelo longa que propõe uma discussão sobre o modelo de família que herdamos dos nossos pais, sob a ótica de uma mãe de duas pré-adolescentes. Já a segunda, levou o prêmio de melhor atriz pelo papel de Rosa. Paulistana, Laís é cineasta e roteirista e tem no currículo o também premiado “Bicho de Sete Cabeças”, além de ser idealizadora de um projeto de cinema itinerante que levou a telona a mais de 100 cidades no interior do Brasil. Carioca, Maria construiu uma carreira com papéis de destaque na televisão, no teatro e no cinema. Já atuou também como diretora de cinema e foi apresentadora do programa “Saia Justa”, do canal pago GNT.

Mediadora

Ivana Moreira: Colunista da rádio BandNews FM e do jornal Metro, diretora da Canguru (plataforma de conteúdo sobre primeira infância).

Conclusão

Ao término do seminário, todos e todas, que fortemente resistiram o longo dia de palestras, saíram com dois sentimentos: um bom que é a motivação que estavam ali todos pelo caminho certo. Pais e mães unidos para criarmos filhos e filhas que poderão fazer um mundo melhor. E um sentimento ruim, ou nem tanto, que esse caminho é longo e que será, as vezes doloroso. Pois será recheado de culpa, medos, desafios, e enfrentamento de uma cultura machista e conservadora que ainda aprisiona, principalmente mães, sobre o que é o CORRETO ou CERTO em se fazer para criar uma criança.

Eu, esse homem em eterna desconstrução, que vos escreve, acredito que estejamos passando pela mudança mais histórica referente a PARENTABILIDADE, onde mulheres lutam pela sua revolução externa, conquistando lugares e posições antes negadas a elas, e uma revolução interna, dos homens, que precisam urgentemente se reposicionarem nesse novo mundo que está se formando.

Como já dizia um ditado indígena: “Precisa-se de toda uma aldeia para se criar uma criança!”

*Autor: Leandro Ziotto, pai do Vinícius e fundador do 4daddy.

Facebook Comments